O Tribunal Superior Eleitoral detalhou o perfil dos candidatos a vereador e prefeito. Servidores públicos e empresários representam parcela expressiva entre os postulantes a mandatos eletivos nas principais destaques entre os candidatos a vereador nas cinco principais cidades da região Norte do Estado: Sinop, Sorriso, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Alta Floresta. Já entre os candidatos a prefeito, a variação é um pouco maior. Os dados são do e compreendem a todos os cadastrados, entre aptos e inaptos.
Em Sinop, 169 pessoas protocolaram registros de candidatura para a função de vereador. Destes, 24,85% foram relacionados na categoria outros, onde a ocupação do candidato não foi especificado; 7,10% correspondem a empresários, 5,9% são de comerciantes e 3,5% a donas de casa. Os demais candidatos exercerm outras profissões. Já as ocupações dos candidatos a prefeito foram definidas como prefeito, à Juarez Costa (PMDB) que busca reeleição e, engenheiro a Dilceu Dal Bosco (DEM).
No município de Sorriso, foram 153 registros de candidatos à proporcional. 20,26% estão na categoria outros; 18,95% correspondem a empresários, 7,1% a servidores público municipal e, 5,8% a agricultores. Os candidatos a prefeito correspondem a empresário (Dilceu Rossato – PR), pecuarista (Antônio Gemmi – PRB), prefeito (Chicão Bedin – PMDB) e agricultor (Conceição Missio – PSol).
Em Lucas do Rio Verde, foram 69 registros de candidatos a vaga de vereador. A maioria, 13%, corresponde a comerciantes. 11,59% servidor público municipal. Já 8,6% são de empresários. O mesmo percentual é aplicado auxiliares de escritório e assemelhados. Os dois candidatos a prefeitura luverdense – Rogério Ferrarin (PMDB) e Otaviano Pivetta (PDT) – são empresários.
No município de Nova Mutum, foram relacionados 49 candidatos a proporcional. Destes, 18,36% correspondem a empresários, 12,24% foram relacionados na categoria outros e 10,20% são de vereadores buscando reeleição. Os demais candidatos foram distribuídos em outras profissões. No município, Lírio Lautenschlager (PMDB) aparece no sistema do Tribunal Superior Eleitoral com a função de prefeito. Adriano Pivetta (PDT) é do ramo agropecuário.
Já em Alta Floresta, foram 89 registros de candidaturas a função de vereador. 14,60% são de servidores públicos municipais; 13,48% estão na categoria outros; 7,8% correspondem a comerciantes e 5,61% a empresários. Na disputa pela prefeitura estão o médico Asiel Bezerra (PMDB) e a administradora Luciane Brunetto (PT).
No Estado, foram relacionados 375 inscritos para disputa de prefeituras. 17% correspondem a empresários, 15,20% são de prefeitos buscando reeleição e 5,8% agricultores. Os demais estão distribuídos em outras ocupações. Para a função de vereador entre as 141 cidades mato-grossenses, o TSE identificou 10 mil registros. Destes, 14,43% estão relacionados na categoria outros; 7,8% para comerciantes, 6,6% para donas de casa; 6,3% de servidores públicos municipais e 5,72% de vereadores que buscam reeleição, além de vários outros candidatos que desempenham inúmeras outras atividades.
As eleições ocorrem no dia 7 de outubro.