Após o período de julgamento de recursos no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, 151 candidatos ao cargo de vereador ganharam o aval da Justiça Eleitoral e estão aptos a concorrerem as 15 cadeiras disponíveis na Câmara de Sinop a partir de 2013. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 11 chegaram a registrar candidaturas, mas depois renunciaram e outros sete foram indeferidos e não teriam recorrido contra as decisões.
Do total de aptos, 107 tiveram os registros de candidaturas acatados sem problemas pelo juiz eleitoral de primeira instância. Nove foram tiveram o registro deferido com recursos. Outros 35 foram reprovados pela Justiça Eleitoral, mas recorreram. Uns conseguiram reverter as decisões, já outros terão que apelar para instância superior.
A primeira situação foi o caso vivido pelos postulantes do PSD. Todos os vereadores do partido haviam sido indeferidos, em um primeiro momento. Porém, na semana passada, conseguiram o aval da justiça e tiveram as candidaturas liberadas. Já os que não conseguiram reverter a situação, podem continuar a fazer campanha sub judice. Ou seja, ainda tentando reverter uma decisão contrária.