O candidato à Prefeitura de Rondonópolis, Percival Muniz (PPS), se mantém na liderança, mas a vantagem sobre o segundo colocado, o candidato à reeleição, Ananias Filho (PR), diminuiu em relação à primeira rodada da pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Gazeta Dados.
Enquanto Percival continuou com 47% das intenções, nesta segunda rodada, o republicano apresentou crescimento de 6 pontos percentuais, além da margem de erro, saltando de 24% para 30%. Já o "lanterninha" Juca Lemos (PT) caiu de 3% para 2% na preferência dos eleitores que participaram da pesquisa estimulada.
O aumento mais significativo, contudo, foi no número de indecisos, que passaram de 10% para 19%, enquanto os votos brancos e nulos caíram de 16% para 2%. No cômputo dos votos válidos, conforme metodologia utilizada pela Justiça Eleitoral, que exclui indecisos, brancos e nulos, o candidato do PPS atingiria 59,49% das intenções, com mais de 21 pontos de vantagem sobre Ananias, que ficaria com 37,97% e o petista, 2,53%.
Na pesquisa espontânea, quando o nome dos concorrentes à Prefeitura não é apresentado aos entrevistados, Percival apresenta significativo crescimento, de 9 pontos percentuais, saindo dos 36% anteriores para 43%. No entanto, a vantagem sobre o republicano permanece praticamente a mesma, com oscilação de 1% (dentro da margem de erro), alcançando 18 pontos percentuais.
Isso porque Ananias também manteve o ritmo de crescimento. Ele, que contou com 18% das intenções na primeira rodada, acumulou 25% desta vez. Lemos obteve 2% nos 2 levantamentos. O crescimento dos candidatos se dá, principalmente, entre as opções por votos brancos e nulos, que antes eram de 16% e agora, apenas 2%. Já os indecisos, nesse caso, são representados por 28% da população entrevistada.
A primeira rodada de pesquisa foi divulgada em 14 de agosto, antes do início da propaganda eleitoral. Desta vez, o levantamento, registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 00225/2012, ouviu 400 eleitores, moradores de 34 bairros da zona urbana e 10 localidades da área rural entre os dias 8 e 9 de setembro.
Na pesquisa foi aplicado o método Survey, com um questionário padronizado para uma amostra representativa do eleitorado, com base nos dados socioeconômicos da população local. A margem de erro é de 4,5% para mais ou para menos.