Na primeira rodada da pesquisa de intenção de votos do Instituto Gazeta Dados para a Prefeitura de Nova Xavantina, o prefeito Gercino Caetano Rosa (PSD) tem apoio de 48% dos eleitores para a sua reeleição. Ele lidera a pesquisa com 22 pontos percentuais de vantagem sobre seu adversário, Robison Aparecido Pazetto (PP), que acumula 26% das intenções na pesquisa estimulada, quando os entrevistados conhecem o nome dos candidatos.
Apenas 3% afirmaram que devem votar nulo ou em branco e 23% das pessoas ouvidas permanecem indecisas. Excluindo estes eleitores e considerando apenas aqueles que já se definiram por um dos concorrentes no pleito, Gercino detém a preferência de 64,86%, enquanto o progressista fica com 35,13%.
Registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) sob o número 00143/2012, a pesquisa ouviu 300 pessoas em 6 localidades de áreas urbanas e rural entre os dias 25 e 26 deste mês. A margem de erro é de 4,5% para mais ou para menos.
As entrevistas foram realizadas sob o método Survey, aliando a aplicação de um questionário estruturado e padronizado a uma amostra representativa do público pesquisado, que leva em consideração aspectos socioeconômicos da população, como sexo, idade, escolaridade e renda familiar conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o TSE, Nova Xavantina conta com 14,591 mil eleitores. A eleição é decidida em um único turno, em 7 de outubro. Na pesquisa espontânea, modalidade em que os entrevistados devem lembrar de cabeça o nome dos candidatos a prefeito, a vantagem de Gercino sobre Robison cai para 19 pontos percentuais.
Enquanto ele tem suas intenções de voto diminuídas para 44%, o progressista chega a 25% da preferência dos entrevistados, neste modalidade. O número de indecisos também aumenta para 29%, enquanto os votos brancos e nulos caem para 2%.