PUBLICIDADE

Alta Floresta: pesquisa aponta Asiel com 51% e Lucimara 23%

PUBLICIDADE

Mais da metade dos eleitores de Alta Floresta indicaram intenção de voto no candidato a prefeito Asiel Bezerra de Araújo, o Dr. Asiel (PMDB), na primeira rodada de pesquisa do Instituto Gazeta Dados no município. Com 51% de preferência, o peemedebista abre 28 pontos percentuais de vantagem em relação a sua adversária, Lucimara Brunetto (PT), que teve apoio de 23% dos entrevistados na pesquisa estimulada, em que os eleitores recebem um cartão com o nome dos concorrentes à prefeitura.

Mas 22% das pessoas ouvidas ainda estão indecisas e se abstiveram. Disseram optar pelo voto em branco ou nulo 4% do eleitorado. Levando em consideração apenas os eleitores que já escolheram um candidato, Dr. Asiel tem a preferência de 68,91% dos entrevistados, mais do que o dobro de sua adversária. A petista acumula 31,08% das intenções de voto.

Realizada entre os dias 25 e 26 de agosto, a pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) sob o número 00141/2012 e ouviu 400 pessoas em 26 localidades das zonas urbana e rural.

No levantamento, foi aplicado o método Survey, que alia a aplicação de um questionário estruturado e padronizado a uma amostra representativa do público pesquisado, levando em consideração aspectos socioeconômicos da população, como sexo, idade, escolaridade e renda familiar. A margem de erro é de 4,5% para mais ou para menos.

Com 36,959 mil eleitores em Alta Floresta, de acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o pleito é definido em um único turno, em 7 de outubro.

Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados devem lembrar de cabeça o nome de seus candidatos, a vantagem do peemedebista cai para 24 pontos percentuais. Asiel soma 42% das intenções nesta modalidade, enquanto Lucimara acumula 18%. A maior diferença fica por conta dos indecisos, que totalizaram 38% dos entrevistados. Votos brancos e nulos, neste caso, seriam de 2% da população ouvida.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE