Estatística do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que dos 373 registros de candidaturas ao cargo de prefeito nos 141 municípios mato-grossenses, 315 já tiveram o aval da justiça para disputar o pleito em 7 de outubro. Este número representa 84% do total. Outros 28 candidatos foram indeferidos, mas como ingressaram com recursos podem conseguir os registros.
Já 22 postulantes tiveram suas candidaturas indeferidas após a apreciação de recursos. A estatística mostra que três candidatos a prefeito renunciaram, outros três foram indeferidos e, até o momento, não teriam protocolado recursos para reverterem esta decisão inicial, além de outros dois registros no qual a justiça eleitoral deu o devido conhecimento ao pedido.
Já dos 10.071 candidatos a vereador, 8.572 já tiveram seus registros devidamente aprovados. Ou seja, 85% do total. Ainda considerados aptos a concorrer o pleito, mesmo sub judice, estão 451 postulantes que foram indeferidos, mas estão recorrendo desta decisão. Outros 158 tiveram os registros válidos após julgamento dos recursos.
Já os considerados inaptos, na estatística do TSE, estão 438 que foram indeferidos e não apresentaram recursos até o momento. 277 decidiram renunciar a disputa. E outros 118 que não tiveram conhecimento do pedido pela justiça eleitoral.