PUBLICIDADE

Juiz eleitoral manda recolher informativos elogiando prefeito no Médio Norte

PUBLICIDADE

O juiz da 5ª Zona Eleitoral de Nova Mutum, Douglas Romão, determinou ao prefeito e a vice de Santa Rita do Trivelato, Roberto José Morandini e Alvina Strey, respectivamente, candidatos à reeleição, o recolhimento de informativos que apontou haver menções elogiosas à administração. Na decisão divulgada, hoje, ele levou em consideração a lei complementar que trata sobre apuração de abusos, excessos ou outros meios de uso indevido do meio de comunicação. O descumprimento pode acarretar multa de R$ 1 mil dia.

O processo teve início com uma ação de Investigação Judicial Eleitoral (AJIE) apontando a prática, “mediante forma dissimulada, de propaganda institucional, através de informativo contendo menções elogiosas à atual administração. Sustenta que, embora havendo preço de capa, a distribuição ocorre de forma gratuita”. No entanto, o juiz considerou a inexistência de “prova segura de que se trata de informativo subvencionado por verbas públicas. Há presunção de que seja privado, ante o teor da inserção intitulada “expediente” (folha 3 do informativo), em que grafado está ser o veículo midiático de propriedade de empresa nele descrita”.

O magistrado lembrou que existência de exemplares em setor da administração pública e em estabelecimento comercial não implica, por si só, em prova de natureza pública da verba utilizada para produção do noticioso. Apontou que apesar disto, “a opinião favorável a candidato não significa propaganda irregular nos termos do art. 26, §4o, Res. 23.370/TSE. Inobstante, a mesma norma coíbe os abusos e excessos”, apontou em trecho.

No informou, o juiz apontou na decisão que “Denota-se do informativo referências elogiosas que escapam ao ordinário em noticiosos similares, seja em número, seja na disposição da linguajem”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE