O sinal vermelho sobre as obras de mobilidade urbana apontadas pelo Ministério das Cidades (MCid), em mapeamento divulgado, ontem, pelo ministro Aguinaldo Ribeiro, é para obras com conclusão prevista para maio de 2014, portanto, antes do início da Copa.
Técnicos do MCid visitaram 50 obras de mobilidade urbana de todas as cidades-sede do Mundial durante o mês de junho. Entre as 4 que receberam o sinal vermelho, está a implementação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que liga Várzea Grande a Cuiabá. Foram apontadas dificuldades nas desapropriações, falta de licenciamento ambiental e de instalação e de projeto executivo.
Contudo, a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) explica que como o modal foi licitado por meio do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), o projeto executivo só poderia ser executado após a conclusão do processo licitatório.
A ordem de serviço foi assinada em 21 de junho deste ano e o consórcio vencedor tem prazo de 2 anos para a entrega do VLT. As obras devem começar no mês que vem.
Além do VLT, Cuiabá tem obras incluídas entre as 18 classificadas pelo MCid com sinal amarelo, ou seja, cuja previsão de conclusão é entre janeiro e maio de 2014. Aquelas que devem ser concluídas até dezembro do ano que vem receberam sinal verde.
Um novo balanço será realizado pelos técnicos do MCid em outubro deste ano.