PUBLICIDADE

Taques solicita informações sobre banco acusado de lavagem de dinheiro

PUBLICIDADE

O senador Pedro Taques (PDT) protocolou na CPI do Caso Cachoeira requerimento de pedido de informações ao Senado americano sobre as constatações que acaba de fazer em relação à participação do banco HSBC em atividades de lavagem de dinheiro. No requerimento, o parlamentar observa que a Comissão tem encontrado dificuldades com a prestação de informações da instituição que é detentora da conta com os maiores recebimentos de recursos federais por parte da Delta Construções S.A.

"Solicitamos as informações acerca das constatações do Senado daquele país, em especial sobre os tipos de operações e procedimentos em que foram detectadas fragilidades no HSBC. A finalidade é verificar a eventual ocorrência de situações análogas nas operações financeiras relativas às irregularidades investigadas por esta Comissão", explicou.

Hoje, o Senado americano manifestou sua "grande preocupação" com o banco HSBC. Pesa contra a instituição financeira a acusação de ter lavado dinheiro de narcotraficantes do México e de fundos provenientes de países como o Irã, com o qual os Estados Unidos não têm relações.

Em seu requerimento, Pedro Taques relata que o dirigente mundial do banco confirmou publicamente que entre 2004 e 2010 "os seus controles anti-lavagem de dinheiro deveriam ter sido mais fortes e eficazes" e que o banco falhou em "detectar e lidar com comportamentos inaceitáveis".

Para o mato-grossense, o Senado brasileiro está diante de uma grave falha da filial brasileira do HSBC em cumprir o seu dever legal de fornecer os dados bancários requisitados pela CPI. "Ao mesmo tempo, o seu conglomerado matriz é alvo de investigações exatamente pelo seu papel inadequado no que se refere às medidas de controle de lavagem de dinheiro", complementou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE