Hoje é dia de muitas definições no processo eleitoral em Mato Grosso. Amanhã, acaba o prazo fixado pela Justiça Eleitoral para serem feitas convenções e apresentados candidatos a prefeito, vice e vereadores. Nas maiores cidades do Nortão, devem ser duas candidaturas a prefeito.
Em Sorriso, o prefeito Chicão Bedin deve ser confirmado, em convenção do PMDB, para disputar a reeleição. A escolha do vice é hoje. As atenções nesta sexta-feira estão voltadas para a oposição que ainda não definiu quem lança. O ex-prefeito Dilceu Rossato havia manifestado que não pretende concorrer mas dirigentes de diversos partidos tentam convencê-lo a recuar e disputar. Xuxu Dalmolin (PDT), Alei Fernandes (PSD), o ex-prefeito Inacio Schevinsk Neto ou padre Marciano (PDT) são alguns nomes analisados pelos partidos.
Em Sinop faltam ser confirmados os vice. O prefeito Juarez Costa (PMDB) disputará a reeleição e a vice deve ficar com José Carlos Ramalho (PR) ou Rosana Martinelli (PSB). Na oposição, o DEM lança o ex-deputado Dilceu Dal Bosco. O PSDB pode indicar o vice e o nome da ex-secretária e advogada Renata Leitão. Mas o PSD também pode indicar o vice. A definição, inicialmente, sairia até o meio dia, mas ficou para à tarde.
Sinop também pode ter o PDT lançando candidato e formando a 3ª via, embora há fortes pressões do PDT estadual, DEM e PSDB para se coligarem. O partido cogita lançar o engenheiro Paulo Fernandes de Abreu a prefeito.
Em Lucas do Rio Verde, o PMDB lança o agricultor Rogério Ferrarin a prefeito e o empresário Paulo Nunes (ex-prefeito), pelo PT, como vice. O grupo de situação terá o ex-prefeito Otaviano Pivetta (PDT) disputando 3º mandato com o empresário Miguel Vaz (PPS), de vice.
Em Nova Mutum, o prefeito Lirio Lautenschlager disputará a reeleição pelo PMDB. Falta definir o vice, que deve sair do PSD. Na oposição, o contador Leandro Félix (PSDC) disputará a prefeitura na coligação dos partidos de oposição. O ex-vereador Vanderlei Antônio de Ávila (PDT) vai ser confirmado como vice.
Ontem, começou a ser feita uma articulação de serem escolhidos dois nomes consensuais (prefeito e vice) dos 2 grupos. Um empresário e um ex-vereador seriam os nomes articulados.
Das cidades pólo no Nortão, Alta Floresta deve ter 3 candidaturas devido desdobramentos desta manhã. O PMDB confirma, esta noite, em convenção, na câmara, o médico Aziel Bezerra para disputar a prefeitura. O indicado, esta manhã, para ser vice, é o empresário e ex-vereador Angelo Campos (PSD).
No grupo de situação, da prefeita Maria Izaura e o deputado Ademir Bruneto, a definição ficou para hoje, mas está havendo racha. O PT não aceitou o ex-secretário Chico Gamba (PSDB) ser candidato a prefeito e a sigla petista indicar a vice. Bruneto afirmou, há instantes, ao Só Notícias, que sua esposa, Lucimara, vai ser oficializada, amanhã, na convenção, candidata a prefeita, “com chapa pura” e a decisão é “irreversível”.
Já os aliados da prefeita Izaura articulam chapa com Gamba para prefeito e Irene Duarte (PDT) a vice.
Em instantes, mais detalhes
(Atualizada às 13:13h)