A conferência mundial sobre a preservação ambiental mundial começou hoje no Rio de Janeiro, sendo aberta pela presidente Dilma com presença de diversos chefes de Estado. Lideranças políticas e de entidades do setor de agronegócio de Mato Grosso também participam. Representando a Comissão de Agricultura da Câmara, os deputados Nilson Leitão (PSDB) e Raimundo Gomes (PSDB), estão presentes na Conferência das Nações Unidas, a Rio + 20. O presidente da Aprosoja nacional, Glauber Rocha, e o deputado Homero Pereira, líder da bancada de Mato Grosso também acompanham as discussões.
Leitão já participou de debates com deputados da bancada ambientalista como Sarney Filho (PV-MA), ex-ministro do Meio Ambiente. “Temos atualmente uma das legislações mais duras do mundo e acredito que as nossas áreas de preservação precisam mesmo ser protegidas, mas gostaríamos que essas nações também ajudassem a universalizar essa questão. Não adianta o Brasil se preocupar sozinho”, questiona Leitão. Em relação ao Mato Grosso, Leitão fala sobre a importância de desmistificar questões ligadas ao estado. “Colocam o Mato Grosso como o estado que mais desmata, mas não falam que mesmo sendo o maior produtor do país, temos 60% de toda sua área preservada. A Rio + 20 é o momento de falar sobre o crescimento econômico aliado a um futuro sustentável”, afirmou.
A conferência vai até sexta-feira, no Rio de Janeiro, e é a oportunidade do Brasil mostrar para lideranças mundiais o que avançou na legislação ambiental nesses 20 anos e assuntos que influenciam politicamente os países e a vida da população.
Após vinte anos da “Rio 92”, realizada para debater os aspectos ambientais que preocupavam o mundo, o novo encontro aborda as providências tomadas em relação as decisões do último encontro e renovar os compromissos políticos com o desenvolvimento sustentável, indicando novas orientações para os países envolvidos.