O prefeito Chicão Bedin, os secretário de Fazenda, Valdecir de Lima Costa, de Administração, Rondinele Orias, de Educação, Avanice Zanatta e Saúde, Ednilson Oliveira, prestaram esclarecimento, esta tarde, por mais de quatro horas, na Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara de Vereadores, sobre o exercício financeiro de 2010, detalhando arrecadação, gastos e investimentos dos recursos municipais. O conteúdos dos questionamentos não foi divulgado a imprensa, que também não teve acesso ao plenário onde foram prestados esclarecimentos aos vereadores. “Nós atendemos a um pedido do prefeito para que os secretários pudessem explicar alguns requerimentos que não foram respondidos quando pedimos”, explicou o relator Hilton Polesello. “Não sei o peso que terão as oitivas de hoje. Gravamos todo o material e vamos detalhar. Mas recebemos sim informações novas que vamos considerar”, disse o relator. Nos próximos dias, ele entregará o relatório que será votado e plenário “Para a próxima sessão não devo conseguir entregar. Mas no máximo em dez dias acredito concluir e entregar a mesa diretora”, afirmou.
Para o prefeito Chicão Bedim, “todos os pontos foram esclarecidos aos parlamentares. Saio tranquilo daqui. Sei que se o julgamento for técnico, as contas serão aprovadas. Mas se for político já esperamos a reprovação”, declarou. As contas de 2009 foram reprovadas pela câmara, mas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado. A reprovação pode representar uma barreira para o prefeito tentar ser candidato à reeleição, embora esteja recorrendo ao judiciário para reverter a decisão.
Todos os secretários disseram acreditar que conseguiram elucidar os pontos que causavam dúvidas ao comissão. “Ficou claro que não houve nenhum dolo da parte do governo, nem mesmo prejuízo ao erário público,” disse, ao Só Noticias o secretário Rondinelli Urias.
Conforme Só Noticias já informou, a comissão analisa o parecer favorável do Tribunal de Contas e emitirá relatório nos próximos dias que poder pedir ou não a reprovação.