O atual prefeito Ananias Filho (PR), o vereador Mohamed Zaher (PSD) e Juca Lemos (PT) são os candidatos registrados para a eleição indireta na prefeitura de Rondonópolis, que ocorrerá no dia 13 de junho, às 10h, no plenário da Câmara de Vereadores. O prazo de registro de candidaturas encerrou nesta tarde.
Agora, conforme edital, abre espaço para pedidos de impugnações de chapa ou candidatura. O último dia será domingo (3), quando ocorrerá um plantão na sede do Legislativo, entre 8h e 11h e, 13h e 17h. As contestações podem ser protocoladas por qualquer partido ou cidadão inscrito na Justiça Eleitoral.
Na segunda-feira (4), a Comissão da Organização dos Poderes vai deliberar sobre as inscrições e, também, sobre os pedidos de impugnação de chapa ou candidatura. Posteriormente, apresentará as definições. No entanto, o presidente da Comissão, vereador Cido Silva (PP), antecipou que já houve uma primeira análise nos registros e, até o momento, todos os candidatos estão aptos a disputar o pleito.
O novo prefeito escolhido assumirá a cadeira que era de José Carlos do Pátio (PMDB), que teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. Atualmente, o município está sendo administrado pelo então presidente do Legislativo, Ananias Filho, que formou chapa com a peemedebista Valéria Bevilacqua.
Conforme assessoria de imprensa da câmara, o candidato a vice de Mohamed é José Flávio Matias (PSD) e, de Jucas Lemos, o candidato a vice é Francisco Gimenes Cordon, mais conhecido como Chiquinho do PT.