O governador Silval Barbosa encaminhou a liberação de R$ 1,5 bilhão junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), para a realização do programa Mato Grosso Integrado, Sustentável e Competitivo, que visa interligar todos os municípios do Estado com pelo menos uma via asfaltada. Ele pleiteou a liberação dos recursos hoje, no Rio de Janeiro (RJ), em reunião com o vice-presidente do BNDES, João Carlos Ferraz e o diretor de Infraestrutura Social, Guilherme de Lacerda, colocando as posições do governo e o banco sinalizou com o avanço das negociações e a liberação da verba.
A resposta final deve sair até a próxima terça-feira. Como é um ano eleitoral, explicou o governador, as verbas terão que ser liberadas até 6 de julho, mas a expectativa é sair antes deste prazo. "Temos avançado e muito no que diz respeito a melhoria das nossas estradas. Estamos buscando mais recursos, temos intensificado os trabalhos para melhorar as condições de infraestrutura para aqueles que trafegam por aqui. Os avanços são significativos e a expectativa é muito boa", disse o governador.
O secretário de Transporte e Pavimentação Urbana, Arnaldo Alves, que participou da reunião, informou que todas as obras do programa previstas para o ano de 2012 já estão licitadas, aguardando apenas a liberação destes recursos. Ainda este ano devem ser liberados R$ 500 milhões e o restante sairia parcelado nos próximos dois anos.