PUBLICIDADE

Matupá ganha prêmio empreendedor na região Centro-Oeste

PUBLICIDADE

O prefeito de Matupá, Fernando Zafonato, é o vencedor da sétima edição do Prêmio Prefeito Empreendedor da região Centro-Oeste. O muncípio destacou por promover o desenvolvimento com base nos pequenos negócios, conforme estabelece a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Segundo Zafonato, a utilização da lei, associada a outros incentivos, foi a estratégia para estimular a economia do município, que tem pouco mais de 14 mil habitantes. Ele conta que, até recentemente, Matupá enfrentava a concorrência de municípios próximos e mais desenvolvidos, o que fragilizava o mercado local.

Com origem no setor empresarial, o prefeito utilizou a experiência na gestão privada para administrar. Uma das iniciativas foi a criação do programa Matupá Mais, que distribuiu prêmios a moradores que prestigiaram a cidade ao comprar no comércio local e abrir empresas. De acordo com Zafonato, em dez meses de campanha a prefeitura trocou 60 mil cupons de sorteio, a maioria deles referentes a compras feitas em lojas do município. O incentivo à formalização de negócios também rendeu 71 cupons, relativos à legalização de empreendedores individuais (EI) trabalhadores por conta própria que ganham até R$ 60 mil por ano, como cabeleireiras, pipoqueiros e eletricistas.

Para o prefeito, as ações tiveram como base a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que garante tratamento diferenciado aos pequenos negócios nas compras governamentais. Para isso, Zafonato estruturou o setor de licitações e, junto com o Sebrae no estado, promoveu a capacitação de técnicos da prefeitura e empresários.

Em 2011, 89% do total de empresas contratadas eram micro e pequenos negócios, incluindo empreendedores individuais, exemplifica o prefeito. Segundo ele, dos mais de R$ 9,4 mil gastos pela prefeitura no ano passado, 62% foram destinados a aquisições de micro e pequenos empreendimentos, a maioria composta por estabelecimentos locais.

Também foi incentivada a produção rural do município, criado em 1984 a partir de um programa de colonização. Fortaleceu a Associação dos Pequenos Produtores Rurais e comprou da agricultura familiar para a merenda escolar. Outra iniciativa citada por Zafonato é a atuação dos produtores locais, que hoje vendem uma média de 7 a 9 mil litros de leite por dia a uma cooperativa de outro município de Mato Grosso.

Outra ação da prefeitura foi o apoio à estruturação de uma cooperativa de carvoeiros. Com forte atuação na extração vegetal, Matupá enfrentava problemas com o descarte de resíduos do grande número de madeireiras locais e a informalidade e dispersão das carvoarias. A cooperativa foi instalada com base na Lei Geral e tem forte apelo ambiental, uma vez que eliminou pontos de queima de carvão em locais dispersos.

A Feira Legal é mais uma ação que rendeu a conquista do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. No evento, os empreendedores recebem informações para melhoria dos negócios e comercialização de produtos. A iniciativa tem o apoio do Sebrae em Mato Grosso e do governo estadual. Apoiar micro e pequenas empresas é como segurar a mão de uma criança para que ela possa aprender a andar sozinha e ver, naquele ser, a esperança de um futuro melhor, resume o prefeito.

Fernando concluiu agradecendo todo o funcionalismo público municipal que sempre se empenhou na realização de projetos.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...

Câmara adia votação do aumento de salários de prefeito e vereadores em Guarantã

A sessão extraordinária da câmara de Guarantã do Norte...

Justiça reprova contas do prefeito eleito de Cuiabá

O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) teve...
PUBLICIDADE