O presidente da Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON) e corregedor geral do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Antonio Joaquim, receberá nesta sexta-feira, 11, em Cuiabá, o título de Administrador Emérito 2011 conferido pelo Conselho Regional de Administração, seccional Mato Grosso. A outorga será entregue em solenidade com a presença do presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Sebastião Luiz de Mello.
De acordo com o presidente do CRA-MT, administrador Álvaro Sconfaro, a honraria destina-se a graduados em Administração que tenham apresentado atuação revelante e de destaque para a área essa de saber. O conselheiro Antonio Joaquim será o único homenageado, já que o CRA escolhe apenas um agraciado por ano. A escolha obedece a critério de votação no Conselho Regional.
O conselheiro Antonio Joaquim é formado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso. Foi empresário, deputado estadual, deputado federal, secretário de Estado de Educação e de Infraestrutura. Atua como conselheiro do TCE-MT desde 2000, tendo ocupado cargos como presidente, vice-presidente e corregedor. Foi eleito presidente da Atricon em novembro de 2011 e assumiu o cargo em fevereiro deste ano.
Para o conselheiro, a sua formação em Administração foi fundamental para ajudar o Tribunal de Contas de Mato Grosso a se ajustar ao modelo de administração gerencial norteada em planejamento estratégico. "Planejar é uma das funções classicas do administrador e vejo que o planejamento foi um dos motores da revolução que vem ocorrendo no TCE-MT. Em apenas seis anos conseguimos mudar a feição do Tribunal, passando a julgar todos os processos do exercício anterior e sendo modelo em cumprimento de prazos, auditorias e transparência", disse o conselheiro.
O Título de Administrador Emérito será entregue em solenidade na sede do CRA, localizado na Rua 5, quadra 14 do Centro Político Administrativo. A sessão solene começará às 18h e faz parte de programação do 4º Encontro de Coordenadores de cursos de Administração em Mato Grosso.