O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, acatou denúncia da Procuradoria Geral da República contra os 38 envolvidos no processo do mensalão. Ele é o relator do caso. Na lista aparece como réu o nome do deputado federal Pedro Henry (PP). No relatório do ministro, ele é acusado de crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele é o único parlamentar mato-grossense envolvido no esquema. A divulgação foi feita hoje.
Conforme reportagem do Congresso em Foco, o relatório do ministro tem 122 páginas e descreve como agiu a “sofisticada organização criminosa para garantir a continuidade do projeto poder do Partido dos Trabalhadores, mediante a compra de suporte político de outros partidos”. Esta classificação foi feita pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, em sua denúncia enviada ao ministro.
Ainda de acordo com a denúncia do procurador, a organização criminosa era “dividida em setores de atuação”, e “se estruturou profissionalmente para a prática de crimes como peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, gestão fraudulenta, além das mais diversas formas de fraude”.
Além de Henry, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ex-presidente do PT, José Genoíno, e o marqueteiro Marcos Valério estão na lista dos denunciados por Gurgel.
(Atualizada às 16h26)