O Tribunal de Contas do Estado (TCE) apresentou em reunião, hoje, o Sistema Geo-Obras às instituições que integram a Rede de Controle de Mato Grosso. A explicação sobre a ferramenta foi realizada pela secretária de Obras e Serviços de Engenharia, Narda Consuelo e teve o objetivo de incentivar a utilização do Geo-Obras aos órgãos filiados, buscando melhorias no controle externo.
O sistema Geo-Obras foi criado em 2008 por técnicos do TCE-MT e pretende reduzir casos de desvio de recursos públicos e obras inacabadas. A partir desse modo de fiscalização, as obras de todo o Estado podem ser acompanhadas desde o processo de licitação até o recebimento definitivo dos serviços de engenharia, ou seja, a conclusão dos trabalhos.
A ferramenta está disponível no portal do TCE-MT e pode ser acessada por toda a população e, consequentemente servir de auxílio para os demais órgãos de fiscalização. De acordo com Narda, engenheiros e técnicos podem se beneficiar com o sistema "Eles podem obter informações necessárias de maneira rápida e fácil, estamos esclarecendo na apresentação quais são as funções e as formas de acesso ao Geo-Obras", disse.
A Rede de Controle foi instituída em 2010 e agrega oito instituições de Mato Grosso, que desenvolvem ações direcionadas à fiscalização, ao combate à corrupção, ao incentivo ao controle social. A principal proposta é a troca de informações entre os órgãos para que todos possam cumprir com suas metas. Para o coordenador da Rede de Controle em MT e chefe da Controladoria Geral da União, Arnaldo Gomes Flores "a Rede atua em conjunto para dar agilidade em processos que necessitam da contribuições de outras instituições. Isso contribui para o nosso objetivo comum: resguardar o recurso público", explicou.
A partir da aproximação junto ao sistema Geo-Obras, instituições de fiscalização e sociedade podem seguir o andamento de serviços realizados através da auditoria simultânea. Há um monitoramento que permite a visualização das informações enviadas pelos fiscalizados, capacitados para atender às normas do TCE-MT. A população também pode participar do controle, enviando denúncias com fotos e documentos que comprovem irregularidades. Caso seja constatada a falha, o Tribunal faz inspeção in loco para verificação e correção das impropriedades.