PUBLICIDADE

AMM defende melhor distribuição do ICMS para municípios

PUBLICIDADE

O superintendente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Mauricio Munhoz, disse, nesta quinta-feira (3), durante seminário em Rondonópolis, que o município perdeu 15% da receita em ICMS, mas a AMM tomou uma posição. Ele informou que em relação ao Estado, a associação já entrou com uma liminar junto à Secretaria de Fazenda solicitando informações sobre o Valor Adicionado – VA. "Até o momento a liminar ainda não foi julgada", explicou.

Maurício ressaltou que a instituição tem identificado as desigualdades em relação ao ICMS dos municípios. "A proposta é para unir os prefeitos", assinalou. Ele frisou que a estrutura de Rondonópolis é de 30 anos atrás, notadamente a logística. "É um perigo trafegar pela BR-364. Rondonópolis tem que reivindicar do governo federal a logística da malha viária, a melhoria da BR", ressaltou.

Mauricio disse ainda que o consumidor paga os impostos, mas as carretas que estão rodando com a carga não pagam ICMS. "A energia elétrica que a população paga em Mato Grosso chega a 42% de ICMS, um alto custo. É preciso mudar este modelo e discutir a redistribuição do ICMS para os municípios", destacou.

O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, enalteceu a iniciativa da AMM em promover o seminário no município e agradeceu o fato de ter recorrido junto à Sefaz sobre a perda de ICMS. Segundo o prefeito é necessário discutir os repasses do IPM.

Pátio informou que o terminal ferroviário que vai chegar em Rondonópolis no mês de dezembro poderá mudar a realidade econômica da cidade. Mas, segundo ele, não adianta investimento como vai ocorrer com o terminal, se não mudar a política tributária do estado. "A arrecadação em Rondonópolis está crescendo graças ao empenho da nossa equipe da área econômica", assegurou.

O prefeito disse que é necessário rediscutir a Lei Kandir, pois a implantação de uma indústria em qualquer município custa muito caro. Enquanto que para exportar não se paga imposto. O evento em Rondonópolis é promovido pela Associação Mato-grossense dos Municípios em parceria com a prefeitura, com o apoio da Universidade Federal de Mato Grosso e Crea. O objetivo é fomentar a discussão acerca da logística no estado e a necessidade da recuperação da economia para os municípios.

O assunto é considerado de grande importância para a região Sul, considerando que há estudos que apontam que em função das distâncias dos principais portos de exportação, a região necessita rever sua logística e as novas alternativas para que a produção seja mais competitiva no mercado internacional. Atualmente a região Sul apresenta várias alternativas de escoamento de tudo o que é produzido no Estado, com possibilidade de se tornar o grande pólo exportador desses produtos.

Durante o evento o prefeito de Rondonópolis solicitou, ainda, a elaboração de uma carta a ser entregue ao governador no dia 09 de maio com as seguintes propostas: rediscussão da Lei Kandir, maior transparência da SEFAZ no repasse de informações do Valor Adicionado do ICMS. Ele sugeriu também que seja discutida a forma de repasse do FETHAB, sendo distribuído 25%(vinte e cinco por cento) aos municípios para manutenção de estradas e políticas habitacionais; que a AMM possa questionar a constitucionalidade do FETHAB propondo que seja distribuído aos municípios com os mesmos critérios da distribuição do ICMS, criação de um consórcio regional para orientar os municípios sobre a Implantação da Política de Resíduos Sólidos, implantação do Campus da UNEMAT; criação curso de Medicina pela UNEMAT ou UFMT para o Região Sul, além da pavimentação com interligação de todos o municípios da Região sul que não possuem asfalto, federalização da MT 299, entre outros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE