Começou, esta noite, 1º Fórum de Sustentabilidade da Amazônia Mato-grossense, que acontece até sábado (28), no Centro de Eventos Dante de Oliveira com objetivo elaborar uma carta de intenções destinada à conferência ambiental Rio+20. Nela, será apontado as potencialidades e necessidades da região Norte mato-grossense, abordando focos econômicos, sociais e ambientais. Sinop tem um dos maiores parques madeireiros do Estado que responde por parcela expressiva da economia. Um dos objetivos e mudar uma imagem distorcida que o setor madeireiro é destruidor de florestas. Na prática, é justamente ao contrário: só extrai das florestas as árvores “maduras” próprias para serem transformadas em madeira industrializada e selecionadas através de planos de manejo.
O presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad), José Eduardo Pinto, disse que o evento busca reuniu as lideranças dos setores econômicos para discutir a sustentabilidade que é uma nova tendência no mundo. “Sinop tem projetos de excelência em sustentabilidade nas áreas econômicas, social e ambiental e também é pioneira seguindo essa tendência mundial para discutir a sustentabilidade”.
A primeira palestra foi com a embaixadora da Cúpula Mundial de Legisladores para a Rio +20, ex-senadora Serys Slhessarenko (PT), que falou sobre a importância da preocupação da sociedade civil, empresários, poder público, parlamentares e Executivo, com o desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental. “É muito importante que isso aconteça porque nós precisamos e temos que desenvolver economicamente para dar uma vida melhor para a nossa população”, disse ela, que proferiu palestra para empresários, dirigentes de entidades e lideranças que participaram do evento.
Ela também disse que é necessário proteger o meio ambiente para se proteger a vida e que se sente lisonjeada em saber que Mato Grosso têm a preocupação com a sustentabilidade e que está encantada por Sinop está promovendo o Forúm. “Esse evento se destaca diante do Brasil e do mundo”, afirmou.
Entre os dias 15 e 17 de maio Serys estará no Rio de Janeiro (RJ) participando da Cúpula Mundial de Legisladores para a Rio +20, na qual ela é embaixadora. Parlamentares de mais de 100 países devem estar presentes no evento para participarem das discussões.
O prefeito Juarez Costa (PMDB) disse que as propostas do setor de base florestal vai estar na “carta de Sinop que vai ser um importante instrumento para evidenciar as potencialidades da nossa região e mudar a visão que se tem daqui. Houve avanço sustentável e conseguimos diminuir a desigualdade agregando valor aos nossos produtos”.
Pelo menos 1,5 mil pessoas se inscreveram e participaram do primeiro dia do forúm em Sinop, realizado por entidades como Codenorte, Sindusmad, Cipem com apoio do poder público
Para esta sexta-feira, estão programadas três mesas redondas. A primeira debaterá “Sustentabilidade ambiental”, a partir das 8h30. Eduardo Assad, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e Ricardo Arioli Silva, vice-presidente Oeste da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) discorrerão sobre o tema, que terá como mediador o jornalista Onofre Ribeiro.
O segundo, às 13h30, será sobre “Sustentabilidade econômica”. Sérgio Margulis, doutor em Economia Ambiental pela Universidade de Londres, e Seneri Paludo, diretor executivo da Federação da Agricultura e Pecuária (Famato) debaterão o tema. E o terceiro, às 16h15, será focado na “Sustentabilidade social”. Jorge Abrahão, diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Aumeri Bampi, vice-prefeito de Sinop e doutor em Filosofia e Ciências da Educação, falarão sobre o tema. Todas as mesas redondas terão espaços para debates.
Já no sábado (28), às 8h30, o presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), José Eduardo Pinto, dará inicio ao ciclo de palestras do dia com o tema “O papel da sustentabilidade na competitividade do setor privado”. Às 9h, o executivo do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), Álvaro Leite, falará sobre “Como conciliar a sustentabilidade com a produtividade?”.
Às 09h30, o representante da Federação Nacional dos Prefeitos, Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) e Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), Valtemir Goldmeier, palestrará sobre “O Desenvolvimento e a Sustentabilidade Municipal”. Das 10h30 até às 12h, haverá a discussão sobre o formato e a continuidade do Fórum Permanente de Sustentabilidade da Amazônia Mato-grossense e também a elaboração da “Carta de Sinop” (carta de intenções das autoridades locais para a avaliação constante dos indicadores de sustentabilidade)
De acordo com a organização, aproximadamente mil pessoas, de 50 cidades, são esperadas para os debates e elaboração das propostas
(Fotos: Só Notícias/Cleverton Neves)