A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, vai a Alta Floresta, na próxima quarta-feira, participar do seminário Estratégias e Projetos para um Município Verde na Amazônia que buscar marcar uma nova trajetória de desenvolvimento econômico pautada na sustentabilidade. Ela vai analisar a apresentação dos resultados dos projetos de recuperação de nascentes e matas ciliares desenvolvidos com o apoio do Fundo Amazônia, e também fará entrega coletiva de documentos de regularização ambiental e fundiária, lançará um programa de incentivo às atividades econômicas geradoras de serviços ambientais e de um programa de pecuária integrada de baixo carbono. No seminário, que prossegue na quinta-feira, está prevista a assinatura do Pacto de Município Verde, que integra e consolida todas essas iniciativas.
A assinatura do pacto é o segundo passo decisivo dado pelo município rumo a uma economia mais sustentável. O primeiro foi a saída da lista de municípios críticos para o desmatamento na Amazônia, criada pelo Ministério do Meio Ambiente, que foi conseguida com redução drástica das taxas de desmatamento e a inclusão de 80% de sua área no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O anúncio oficial será feito durante o evento pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Alta Floresta, o município já realizou mais de 2.500 projetos de CAR (Cadastro Ambiental Rural), tem 1.200 propriedades rurais em processo de georreferenciamento e mais de 1.000 nascentes em recuperação, informa a assessoria.
As ações no município são desenvolvidas numa parceria entre prefeitura municipal, setores econômicos, organizações não-governamentais e a sociedade em geral, consolidando um modelo de atuação integrado para vencer os desafios socioambientais dos municípios amazônicos.