A presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Minerais Renováveis (Ibama), Fernando Marques, assinou, esta tarde, a Licença de Operação (LO) da Ferrovia Senador Vicente Vuolo – o trecho até Itiquira. A informação é da Secretaria-extraordinária de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes (Selit). Com a liberação da LO, o Terminal Intermodal de Itiquira já poderá funcionar a partir da próxima semana. O foco agora é a conclusão do trecho até a cidade de Rondonópolis, diz o titular da Selit, Francisco Vuolo.
A liberação da licença, lembra o secretário, deve-se a ação do governador Silval Barbosa, que na semana anterior esteve em audiência, junto com membros da bancada federal, na sede do Ibama, em Brasília. "A participação do governador Silval Barbosa foi decisiva", afirma o secretário.
O inicio das operações do Terminal de Itiquira representa uma conquista importante para a região, que vai ganhar um novo impulso econômico e social. "Itiquira passa a ser também um polo de desenvolvimento", diz Francisco Vuolo.
A Ferrovia Senador Vicente Vuolo – que está dentro do Plano de Governo de Silval Barbosa – é um importante modal para o escoamento da produção de Mato Grosso, com segurança e competitividade. Segundo os dirigentes da ALL, após o recebimento da LO, o terminal poderá entrar em operação até em uma semana. A inauguração oficial, que deve contar com a presença da ministra Ideli Salvatti, acontecerá em maio, após o retorno do governador da China.