O prazo final para as pessoas regularizarem ou emitirem títulos eleitorais expira em 9 de maio e, em Alta Floresta, o cartório da 24ª zona está preparando uma série de plantões para facilitar o acesso à população e, também, evitar as longas filas como tradicionalmente ocorrem nos últimos dias. O “mutirão” começa dias 28 e 29 deste mês (sábado e domingo), com atendimentos das 13h às 18h na unidade. “Estamos disponibilizando os plantões para dar condições aos eleitores que trabalham durante a semana, que têm seus compromissos e por algum motivo não conseguem comparecer no cartório durante o horário normal”, explicou ao Só Notícias o chefe da unidade, Alex Arruda.
No dia 1º de maio (feriado do dia do trabalhador) o plantão também será das 13h às 18h. Nos dias 2, 3 e 4 o expediente na unidade começará mais cedo, às 9h e também será encerrado às 18h. Nos dias 5 e 6 (sábado e domingo), um novo plantão ocorrerá das 13h às 18h. Entre os dias 7 e 9 de maio, quando encerra o prazo, o expediente também será estendido entre 9h e 18h. Normalmente, o horário de atendimento ao público é das 12h às 18h.
Conforme Arruda, cerca de 2,2 mil títulos estão cancelados atualmente na unidade. “Acabam cancelados quando acontece a revisão eleitoral e os eleitores não estão no município ou quando ficam três pleitos consecutivos sem votar”, explicou ao Só Notícias. A eleição é contada por turno. “Em 2010 tivemos dois turnos. O eleitor que não votou em 2008 e não compareceu nas votações passada já tem o título cancelado e não conseguirá votar neste”, acrescentou.
O eleitor que não regularizar a situação junto à Justiça poderá ter complicações em outras ocasiões. “O eleitor tem que levar em conta que o título está atrelado a outros documentos e situações. De repente passa em um concurso público mas não pode assumir porque não está em dia com a Justiça eleitoral, na faculdade não se pode fazer a matrícula, se for viajar não consegue emitir passaporte. O eleitor tem que ter essa consciência”, reforçou.
Além de Alta Floresta, a 24ª zona compreende também Paranaíta e Carlinda, somando aproximadamente 50,9 mil eleitores conforme dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral.