PUBLICIDADE

Líderes no Senado têm 55 assinaturas para CPMI do Cachoeira

PUBLICIDADE

O requerimento para a criação da comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) a fim de investigar o envolvimento de agentes públicos e privados com o empresário Carlinhos Cachoeira já conta com a assinatura de pelo menos 55 senadores. O requerimento precisa ter o apoio de pelo menos 27 senadores e 171 deputados, o que significa que, no Senado, já há número suficiente para que o documento seja protocolado.

No entanto, o requerimento ainda não foi oficializado porque os líderes partidários estão recolhendo separadamente as assinaturas de suas bancadas e ainda não se reuniram para anexar os documentos subscritos. Com objetivo de agilizar o processo, o líder do PTB, senador Gim Argello (DF), entregou à primeira-vice-presidenta do Senado, Marta Suplicy (PT-SP), o requerimento assinado pelos 13 senadores que formam o bloco União e Força – composto por PTB, PR e PSC.

Mas, de acordo com informações da Secretaria-Geral da Mesa Diretora do Senado, o documento ainda não é válido porque precisa conter, pelo menos, 27 assinaturas. Assim, o ato de Gim Argello ainda não tem efeito prático.

Mais cedo, o líder do PT, senador Walter Pinheiro (BA), anunciou que concluiu a coleta das assinaturas dos colegas que compõem o bloco de apoio ao governo – formado por PT, PSB, PRB, PCdoB e PDT – e de mais três senadores do PMDB. Com isso, Pinheiro reuniu 28 subscrições ao requerimento e poderia tê-lo protocolado. Mas, o líder petista disse que irá esperar pelos demais partidos.

O líder do PSDB, senador Álvaro Dias (PR), também já tem o apoio de mais 13 senadores para a criação da CPMI. Ele coletou as assinaturas de nove membros do seu partido, três do Democratas e do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE). Além desses, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) também anunciou que já assinou o requerimento.

Apesar de já haver apoio suficiente, não há reunião marcada entre os líderes para que os documentos possam ser reunidos e entregues à Mesa Diretora do Senado. Além disso, por se tratar de uma CPI mista, o requerimento, com as assinaturas da Câmara, terá que ser entregue junto com o do Senado. Por isso, os senadores terão que aguardar os líderes partidários, da Casa anexa, recolherem as assinaturas de 171 deputados para que a comissão possa ser instalada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE