Afirmando candidatura própria na capital, o DEM, que tem como principais pré-candidatos à sucessão do prefeito Chico Galindo (PTB) o casal Iracy e Roberto França, deve contar com o apoio do PP e do PPS na chapa majoritária. Os representantes das 3 legendas se reúnem na próxima segunda-feira (16) para começar a discutir um plano alternativo de governo para o município.
Segundo o presidente do diretório municipal do DEM, Leonardo Leão, o partido está preparado para ter uma candidatura própria. Contudo, a legenda conta com pouca expressividade em Cuiabá e, desde as últimas eleições, se enfraqueceu no Estado. Atualmente não conta com nenhum representante na Câmara e apenas um deputado estadual, Dilmar Dal Bosco, com base eleitoral em Sinop.
Da mesma forma, PP e PPS, com quem os democratas devem compor a chapa, encolheram nos últimos anos. Enquanto os progressistas, que tinham 2 vereadores e o comando de 2 secretarias no Executivo, ficaram apenas com Deucimar Silva (PP) na Câmara. O único representante do PPS no Legislativo Municipal, Ivan Evangelista, teve seu mandato cassado pela Justiça Eleitoral em 2010.
Juntos, esses partidos aguardam a definição de França e apostam suas fichas no ex-prefeito, nome mais expressivo do grupo entre os cotados para disputar o Palácio Alencastro. Para conquistar espaço no Legislativo, o DEM, que conta com 56 pré-candidatos a vereador, deve disputas as proporcionais com chapa pura composta por 36 nomes.