PUBLICIDADE

Promotor alerta prefeitos de MT sobre contratações em cargos de confiança

PUBLICIDADE

As contratações para cargos comissionados ou temporários nas prefeituras e câmaras de Mato Grosso foi um dos assuntos debatidos pelo promotor de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE-MT), Marcos Regenold Fernandes durante a capacitação promovida pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso “Regras de Final de Mandato e Ano Eleitoral” iniciada esta manhã. Ele alertou dos riscos das contratações temporárias, mesmo quando o gestor justifique o caso como excepcionalidade de interesse público. Ele citou como exemplo o caso de professores substitutos. “O Supremo Tribunal Eleitoral tem interpretado que nem mesmo neste caso o ato é justificável. São situações que podem causar cassação de mandato portanto é preciso evitar estas contratações durante três meses antes da eleição”, disse, durante palestra para prefeitos, vereadores, controladores internos, contadores e assessores.

A excepcionalidade é justificável em casos de calamidade pública “mas, mesmo assim, o gestor precisa decretar o estado de calamidade e comunicar ao Tribunal Regional Eleitoral”. O mesmo ocorre para os casos de publicidade institucional de interesse público, “ mas também é preciso justificar o fato ao TRE”.

Já no caso das contratações de cargos de confiança durante os três meses antes da eleição, segundo o promotor, é investigado se o gestor fez contratações acima da média verificada nos três últimos anos. “ Essas contratações só podem ser realizadas para cargos de chefia, assessoramento e direção”. Outro alerta feito por Fernandes foi de que os gestores não podem comparecer na inauguração de obras. Nos últimos três meses da data da eleição o gestor não pode sequer estar próximo do local da inauguração”, finalizou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Líder da bancada federal de Mato Grosso quer moção de repúdio ao Carrefour/Atacadão

A deputada federal coronel Fernanda (PL), coordenadora da bancada...

Prefeita eleita de Várzea Grande definiu 7 secretários

A prefeita eleita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL),...

Vigia Mais MT tem 126 municípios habilitados e 11,3 mil câmeras de monitoramento entregues

A secretaria estadual de Segurança Pública entregou 11.360 câmeras...
PUBLICIDADE