PUBLICIDADE

Sinop: acadêmicos da Unemat protestam novamente por melhor estrutura

PUBLICIDADE

Os acadêmicos da Universidade Estadual de Mato Grosso fizeram, esta noite, um manifesto na câmara de vereadores pedindo que os parlamentares façam uma moção de apoio, a ser enviada à Assembleia Legislativa, para que os universitários possam acompanhar, na quinta-feira (22), a sessão, quando pretendem obter apoio dos deputados na negociação com o governador e ser viabilizada maior estrutura para o campus sinopense. Como há, na pauta, um projeto sobre a construção de campus da Unemat em Cuiabá, os acadêmicos sinopenses querem debater a necessidade do concurso para mais professores, principalmente no curso de Engenharia Civil.

Após a passeata, do campus até a câmara, dois acadêmicos usaram a tribuna livre do legislativo, por alguns minutos, expondo os objetivos do manifesto. “Queremos aproveitar este momento oportuno para tentar chamar a atenção dos governantes que, de fato, precisamos urgentemente de um concurso e não de uma política espancionista. Queremos expandir, queremos novos cursos pois a comunidade precisa de mais ofertas, mas o que é inadmissível hoje é não oferecer professores concursados para os cursos que estão aí, pelejando há mais de seis anos”, disse, ao Só Notícias, o presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Civil, Juliano da Rocha Soares. Em relação a estrutura, a preocupação é quanto ao espaço para os novos acadêmicos com a abertura do curso de Engenharia Elétrica.

O reitor do campus de Sinop, Rodrigo Zanin, também falou na tribuna e disse que, desde 2005, é aguardada uma posição para poder abrir o concurso público, principal reivindicação. “Trazemos para essa casa a nossa vontade de realizar um concurso público para a EngenhariaCcivil e, mesmo sem efetivos, nós temos três turmas formadas e todas reconhecidas. Todos os nossos alunos têm CREA (Conselho Regional de Arquitetura) que é difícil, pois todos sabem a dificuldade de conseguir credenciamento junto ao CREA”, afirmou.

A subsede do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), em Sinop, manifestou apoio ao movimento dos acadêmicos pois de cursos como letras, pedagogia e matemáticas sairão vários professores. “Queremos professores de qualidade no município. Por isto estamos apoiando”, disse a presidente da subsede, Sidnei Cardoso.

Antes de chegarem à câmara, cerca de 200 acadêmicos percorreram as avenidas dos Ingás e Figueiras em passeata, com cartazes. Esse é o terceiro manifesto dos universitários cobrando melhorias, pois na quinta-feira (15) à noite eles se concentraram no auditório da Unemat, na sexta-feira pela manhã fizeram uma passeata com “panelaço”.

Conforme Só Notícias já informou, entre as principais reivindicações dos acadêmicos está a realização de concurso público para o quadro de professores, pelo menos para o curso de engenharia, onde há carência de mestres e doutores na área.

(Atualizada às 09:10h em 20/3 – fotos: Só Notícias/Cleverton Neves)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE