Os deputados federais integrantes da bancada do Centro-Oeste decidiram fazer um apelo a presidente Dilma Rousseff para que consolide a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). A autarquia, recriada em meados de 2011, fez um balanço positivo das ações realizadas nesta nova fase. No entanto, aponta que para atender a todos os projetos da região necessita de atenção especial das bancadas no direcionamento de emendas à Sudeco.
Em encontro realizado, na semana passada, o superintendente da autarquia, Marcelo Dourado, ressaltou aos parlamentares que o Fundo Constitucional de Investimento no Centro-Oeste (FCO) bateu todos os recordes de contratações dentre os demais fundos regionais no ano passado. “Foram financiados R$ 5,5 bilhões em 2011, 33% a mais que em 2010. Todos os Estados tiveram desempenho espetacular, por isso nossa expectativa é que este ano o crescimento do PIB do Centro Oeste permaneça o maior do país”, explicou Dourado, por meio da assessoria.
Uma das principais dificuldades enfrentadas pela Sudeco é o número reduzido de engenheiros para atender a demanda dos Estados. O coordenador da bancada do Centro-Oeste, deputado federal Wellington Fagundes (PR) sugeriu que os três Estados e o Distrito Federal devem fazer convênios com a Superintendência e contratar engenheiros para analisar e fiscalizar projetos dos Estados e municípios.