sábado, 7/setembro/2024
PUBLICIDADE

Secretário reconhece problemas no MT Saúde e promete solução

PUBLICIDADE

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa recebeu, hoje, o secretário de Estado de Administração, Cesar Zílio, e o presidente do MT Saúde, Gelson Esio Smorcinski, para debater a delicada situação financeira e administrativa do plano de saúde dos servidores públicos do Estado.

Representantes de sindicatos do funcionalismo público cobraram uma solução urgente para a falta de atendimento e participação efetiva na gestão. O secretário Cesar Zílio reconheceu os problemas, especialmente de ordem financeira, e adiantou que a equipe da Secretaria Estadual de Administração (SAD) e do MT Saúde já trabalha na construção de um novo modelo de gestão para que seja iniciado um processo licitatório.

Zílio, entretanto informou que ainda não existe um prazo final para o lançamento do edital que possibilitará a escolha de uma nova empresa administradora. "Hoje nós trabalhamos com recursos de cerca de R$ 9 milhões para fazer saúde. É claro que precisamos fazer algumas correções nos rumos do plano, mas com esse montante não é possível fazer saúde", reclamou o secretário de Administração.

Apesar das dificuldades relatadas, Zílio garantiu que a posição do governador Silval Barbosa é de não acabar com o MT Saúde. Respondendo aos questionamentos feitos pelas entidades sindicais, o secretário informou que de janeiro a março as empresas que administram o plano não receberam nenhum pagamento do Executivo. "Foi feito o pagamento de outubro e parte de novembro do ano passado", disse.

Presidente da Comissão de Saúde, o deputado estadual Guilherme Maluf (PSBD) pontuou que a Assembleia Legislativa vai acompanhar a elaboração do novo projeto para o MT Saúde e do edital, assim como as entidades sindicais. "É a segunda reunião para discutir o MT Saúde que a Comissão realiza e a partir das informações apresentadas pelo governo vamos continuar acompanhando as ações que envolvem o futuro do plano. Os sindicatos cobram uma participação efetiva na gestão e na elaboração do edital de licitação para a escolha da nova empresa", argumentou Maluf.

Guilherme Maluf cobrou do Executivo uma solução urgente sobre os pagamentos atrasados que causaram toda a crise no plano. "O grande problema é que o dinheiro foi descontado dos servidores, mas os pagamentos não foram feitos. Defendo que o governo sente com as cooperativas de médicos, hospitais e clínicas para encontrar uma solução emergencial e retomar o atendimento", disse o deputado pelo PSDB. Presentes na reunião, os deputados Walace Guimarães (PMDB) e Ezequiel Fonseca (PP) lamentaram a situação dramática do MT Saúde, há alguns meses sem prestar atendimento digno aos servidores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ministro diz que Mato Grosso terá nova unidade da Embrapa

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou,...

Sinop, Lucas e demais cidades são contemplados com recursos da lei Paulo Gustavo

O resultado preliminar de seleção do edital Prêmio Literatura...

Prefeitura de Lucas do Rio Verde cancela desfile cívico neste sábado

A prefeitura de Lucas do Rio Verde informou, há...
PUBLICIDADE