Os pré-candidatos a prefeito e a vereador do PSB apresentarão previamente, antes do processo de convenção, documentos que comprovem que os mesmos estão aptos a disputar as eleições perante a validade do mecanismo de Ficha Limpa. Ou seja, eles terão que apresentar documentos com certidão negativa perante à Justiça para poderem disputar vagas internas para os cargos do Executivo e legislativo. A informação é do presidente da sigla no Estado, deputado federal Valtenir Pereira (PSB).
“Com a constitucionalidade da Ficha Limpa, nós do PSB vamos exigir dos pré-candidatos a vereador e prefeitos que apresentem todos os documentos da sua candidatura”. Ele comparou a validade do mecanismo de moralidade na política equivalente quando alguém precisa apresentar certidão negativa para participar de concurso público.
A medida de critério ético entre os políticos, diz, é para preservar o partido diante de eventual impedimento de candidatura após aprovação pela convenção do partido em junho e posterior registro dela em julho. “Vamos baixar resolução pedindo às executivas municipais que façam a exigência de documentação necessária para registro de candidaturas para passar pelo crivo dos convencionais”.
Ele diz ainda, que “os companheiros do PSB vão entender a fiscalização prévia para não expor o partido de indeferimento de candidatura após a convenção e registro do candidato”. Para o parlamentar, “aqueles que estão mal intencionados devem rever seus conceitos se quiserem continuar na política, porque a política é atividade nobre para melhorar a vida das pessoas”.