O projeto de decreto legislativo proposto pelo deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) para suspender o aumento na tarifa do transporte intermunicipal, que passou de R$ 2,50 para R$ 2,70 em dezembro do ano passado, será votado na próxima sessão da Assembleia Legislativa, na terça-feira (14).
Logo depois do aumento, ao apresentar o projeto, o parlamentar conseguiu a assinatura de 11 deputados para que a medida fosse votada antes do recesso legislativo. No entanto, a pedido do presidente da Casa, deputado José Geraldo Riva (PSD), a matéria não entrou em pauta para que os parlamentares pudessem discutir o assunto com o governador Silval Barbosa (PMDB).
No entanto, Emanuel afirma que não houve qualquer conversa com Silval nesse sentido, mas ressalta que o governador sempre respeitou a independência do Legislativo e não costuma interferir nestes debates.
Para a próxima terça, mesmo depois de mais de 2 meses do aumento da tarifa, a expectativa do deputado é de que o projeto seja aprovado, pois segundo ele, este será o momento que os parlamentares poderão se posicionar sobre a questão, que foi definida pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager), sem necessidade de passar pelo crivo da Assembleia.
"Só queremos reparar essa injustiça. Não é o momento de se pensar em aumento, mas sim de se discutir qualidade no transporte público. Estamos em pleno processo de licitação de uma nova modalidade, quando duas empresas poderão assumir o serviço. Precisamos inverter esses valores, não há que se falar em majoração antes de melhorar o transporte", defendeu Emanuel.