A secretária municipal de Educação, Avanice Lourenço Zanatta, foi convocada, pela câmara, para prestar esclarecimentos, na tribuna, na próxima segunda-feira (13) sobre os testes seletivos para provimento de cargos de profissionais da Educação em julho do ano passado e em 22 de janeiro. Os vereadores querem explicações sobre denúncias protocoladas, por um grupo de professores, na câmara e ao Ministério Público, que o teste do mês passado teria sido plagiado.
As provas acanaram sendo canceladas, pela Secretaria de Educação, até que o caso seja esclarecido. Os professores se sentiram prejudicados alegando que, “qualquer um” poderia ter acesso às questões e ao gabarito antes da aplicação do teste, bastando acessar uma determinada página na internet, cujo endereço não foi informado.
Outro ponto levantado pelos parlamentares são os transtornos que o cancelamento das provas está causando, como o atraso no início das aulas. “Para esclarecer esta situação, julgamos necessário convocar a secretária para prestar os esclarecimentos necessários aos vereadores e à população. É responsabilidade do vereador averiguar os fatos e tomar as providências cabíveis”, explicam, no requerimento que foi aprovado na última sessão.