Governador Silval Barbosa (PMDB) recebeu a confirmação do Ministério das Cidades de validação para Mato Grosso para implementação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) no Estado. Aguarda a publicação da inserção do Estado no Pró-Transporte, Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana, referente aos projetos de mobilidade urbana diretamente associados à Copa do Mundo. Com o aceno, viaja para Brasília para conclusão dos procedimentos na Caixa Econômica Federal (CEF). "Estávamos aguardando essa posição e recebemos hoje (ontem). Agora é só publicar no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer na quinta-feira", disse.
O Ministério dos Transportes reafirmou, via assessoria de imprensa, a posição favorável de Mato Grosso para consolidar os planos, já tendo aprovação pelo Comitê Gestor da Copa, o Gecopa/Fifa. Destacou ainda que a publicação referente ao Pró-Transporte faz parte do trâmite do programa, considerando instrução normativa de 29 de dezembro de 2011, publicada em 30 de dezembro do mesmo ano, que dispõe sobre o calendário de contratação das operações de crédito apresentadas sobre o mapa das ações relativas à infraestrutura de transporte e da mobilidade urbana.
Mato Grosso conseguiu assegurar, após série de reuniões em Brasília, com apoio direto da presidente Dilma Rousseff (PT), de mudança na matriz de responsabilidade, com troca do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) para o modal VLT. Garante também participação em bolo de recursos destinados ao sistema, de aproximadamente R$ 453 milhões. O VLT, com custo estimado no Estado entre R$ 700 milhões e R$ 1,1 bilhão, receberá contrapartida do governo. O Executivo também garantiu aprovação pela Assembleia Legislativa em 2011 para contratação de financiamento da ordem de R$ 740 milhões.
Na prática, Silval Barbosa tem pela frente, apesar dos esforços que continuam, garantido um meio para implantação do modal, que conta com simpatia de parcela considerável da população. Presidente do Poder Legislativo, deputado José Riva (PSD), um dos defensores do VLT, destaca a importância da instalação do sistema em razão dos avanços na área, com melhoria da qualidade dos serviços a serem oferecidos à sociedade. O custo benefício do VLT além de fatores como contribuição à preservação do meio ambiente, são postos na balança para medir as vantagens sobre o BRT.
Ontem, o governador voltou a reafirmar os esforços do Estado para assegurar a via, ou seja, a implantação do modal que cruzará Várzea Grande e a capital mato-grossense. Disse que há empenho do Executivo e das bancadas para viabilização do projeto e que aposta num desfecho rápido para os últimos encaminhamentos. Após o esperado respaldo do governo federal e das ações na CEF, o Executivo publica o edital para o VLT, seguindo o Regime Diferenciado de Contratações (RDC).