O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro José Carlos Novelli anunciou, durante a sessao solene de posse, a criação da Secretaria de Tecnologia da Informação, responsável em gerenciar seis grandes programas que vão garantir ao TCE a vanguarda na Era Digital.
"A tecnologia é nossa principal aliada para vencer as barreiras da distância neste território continental, elevar os patamares de controle externo e colaborar com os fiscalizados. Em especial as prefeituras, para que elas também possam implantar uma gestão moderna de resultados e atender cada vez melhor a sociedade", afirmou.
Novelli pretende promover uma verdadeira revolução digital e eliminar definitivamente o papel nos processos internos. "Dentro do Programa Autos Digitais, vamos implantar os programas Plenário Virtual, o Diário Oficial Eletrônico e o Malote Eletrônico, para obter ganhos de eficiência", disse.
Outra inovação do TCE anunciada é o uso da tecnologia para os cursos de educação à distância, que serão colocados à disposição dos gestores e das equipes de servidores de todas as unidades da administração pública.Também será criada a Assessoria de Apoio ao Fiscalizado para dar suporte ao processo de modernização das Prefeituras: "O investimento nessas novas ferramentas tecnológicas tem dois focos principais: elevar o patamar de excelência do controle externo e colaborar para a melhoria da gestão dos fiscalizados, especialmente no caso das prefeituras.
O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, que esteve presente na posse, ressaltou em entrevista à imprensa a importância que tem o TCE na formação de profissionais da área pública e na implantação de um política de resultados. "O Tribunal está nos ensinando a fazer gestão pública, a errar menos e atender melhor a população", disse. O governador em exercício, Francisco Daltro, também elogiou o trabalho desenvolvido pelo Tribunal e no apoio que a nova gestão dará aos gestores públicos.
Engenheiro civil, graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso, e pós-graduado em Direito do Estado e Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, Novelli foi vice-presidente do TCE nas gestões 2001-2002, 2004-2005 e de 2008-2009. Na gestão do conselheiro Valter Albano, que se encerrou, ele desempenhou a função de Corregedor Geral.