A prefeitura formalizou, hoje, a transferência do Hospital Municipal Alberto Sabin para o governo estadual, com objetivo de ampliar os serviços prestados e agilizar os atendimentos para pacientes com casos de média complexidade e a criação gradativa de atendimento em alta complexidade, minimizando a necessidade de transporte de pacientes para centros médicos maiores. Para gerenciar a unidade, foi escolhido o Instituto Social Fibra, através de chamamento público em dezembro.
O hospital deverá realizar, no mínimo, 410 atendimentos ao mês, após a ativação completa de todos os serviços. O serviço de urgência e emergência deverá funcionar 24 horas por dia, sete dias na semana. A expectativa é que sejam atendidos 1.400 pacientes ao mês, progressivamente até março de 2012.
Atualmente, o hospital, considerado de médio porte, atende com 78 leitos, sendo 45 para internação; três de UTI adulto; quatro neonatal; 20 de observação no Pronto Socorro; três salas de cirurgias e três de Recuperação Pós Anestésica (RPA), no centro cirúrgico. A capacidade é para atendimentos de média e alta complexidade.
(Atualizada às 11h06 em 06/01)