O ex-vereador Lúdio Cabral (PT) afirmou estar preparado para assumir projeto para concorrer ao governo do Estado no próximo ano, desde que esta seja a vontade de seu partido. "Estou me preparando com a militância do PT para um mandato de deputado federal. Dependendo da conjuntura, estou pronto para ser candidato ao governo. Se houver a necessidade, estou pronto para cumprir esta tarefa", disse o petista em entrevista concedida a uma emissora de TV de Cuiabá.
O nome de Lúdio começou a ganhar mais visibilidade e força dentro do partido, após o nome do juiz federal Julier Sebastião da Silva ter sido envolvido na operação Ararath, da Polícia Federal. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na residência e gabinete do magistrado federal por supostamente ter concedido decisão favorável a um grupo envolvido no esquema de desvio de dinheiro por meio de factorings.
O presidente estadual do PT, Willian Sampaio, declarou, em entrevista ao Só Notícias, que o fato do juiz federal ter sido envolvido na operação não muda nada o pensamento do partido em tê-lo como candidato na eleição do próximo ano. Apesar de não declarar, o partido ficou preocupado com a repercussão do fato e as declarações de Lúdio demonstram que a sigla ou ele próprio começam a pensar em um "plano B".
O nome de Lúdio ganhou força ao concorrer à Prefeitura de Cuiabá, no ano passado. Tido como azarão, ele conseguiu levar a eleição para o segundo turno, mas acabou perdendo para o atual prefeito da capital, Mauro Mendes (PSB).