O Hospital Municipal de Sinop deverá entrar em funcionamento até o final desse ano. A promessa é do secretário de Estadual de Saúde, Jorge Lafetá. Ele deve se reunir hoje com o Conselho Gestor da Fundação Santo Antônio, que ficará responsável pela administração da unidade de saúde. O funcionamento pleno do hospital (hoje é parcial) foi cobrado pelo deputado Dilmar Dal” Bosco (DEM), ontem à tarde.
De acordo com o secretário Lafetá, a unidade tem “pequenos problemas em sua estrutura física, que deverão ser solucionados com o repasse de R$ 500 mil disponibilizados pelo Governo de Mato Grosso no início do mês de novembro”.
As obras de adequações ficaram de responsabilidade da fundação e estão atrasadas. Anteriormente, a Secretaria de Saúde havia informado que os repasses estavam em dia e que as obras não estavam dentro do cronograma. A fundação ainda não informou se terminou as reformas necessárias e quanto foi gasto.
A unidade teve a estrutura física concluída em dezembro de 2008 e, passados cinco anos, ainda depende da contratação de funcionários e de equipamentos especializados para começar a operar, fazendo com que a população de Sinop e região, cerca de 200 mil pessoas, se desloquem até a capital para atendimento médico especializado.
“As obras do hospital já terminaram há mais de quatros anos e eu não entendo porque ele não entra em ação, já que nesse período foram disponibilizados mais de R$ 1,3 milhão que deveriam ser destinados a aquisição de equipamentos para a unidade. A população está sendo prejudicada pela falta de interesse dessa gestão em resolver o problema”, cobrou Dilmar.