O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, confirmou ao vice-governador Chico Daltro (PSD), em reunião em Brasília, a operacionalização de cerca de 120 mil residências, sendo 61,5 mil do Minha Casa Minha Vida e outras 20 mil casas do Programa Nacional Habitação Rural (PNHR) e outras 30 mil do Programa Habita Mais que atende servidores públicos estaduais e municipais de todo Mato Grosso.
“Estes recursos estão assegurados inclusive em relação a contrapartida que é de competência do governo do Estado”, acrescentou o vice-governador, lembrando que essa parte toda é vinculada a titularidade da Secretaria de Cidades sob sua gestão, existindo outros financiamentos habitacionais via Secretaria de Transportes e Pavimentação Urbana (SETPU) em diversos municípios de Mato Grosso.
O vice-governador sinalizou que espera no início de 2014, autorizar as operações de aquisição promovidas através do Habita Mais que nos últimos meses recebeu as inscrições dos interessados, servidores públicos em todo Mato Grosso, lembrando que prefeituras, câmaras e órgãos estaduais foram contemplados com essa linha de crédito via Banco do Brasil com juros mais baratos que de mercado para aquisição de casas novas via financiamento.
Já no caso do Minha Casa Minha Vida e do PNHR os recursos são para construção de residenciais para atender as demandas da população tanto nas cidades como nas zonas rurais, como complemento da política de agricultura familiar. “O governador Silval Barbosa quer imprimir um ritmo acelerado na política habitacional em 2014 e nos preparamos para que isto acontecesse e vamos colocar em prática todos estes programas que representam mais de 120 mil moradias em nosso Estados e em todos os 141 municípios de Mato Grosso”.
Com relação a outros contratos que teriam sido feitos através da SETPU quando a mesma era Secretaria de Infraestrutura, as pendências de contrapartidas foram acertadas em renegociação com a Caixa Econômica Federal e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). A estimativa do governador Silval Barbosa é de entregar até o final de sua gestão mais de 50 mil casas, sendo que vai deixar outro montante contratado e em execução.