O ministro dos Esportes, Aldo Rebello (PCdoB), esteve em Cuiabá, na semana passada, para prestigiar a 12ª edição dos Jogos Indígenas e aproveitou para também realizar articulações políticas em torno do nome da reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder. Na surdina, ela se filiou ao partido no dia 27 de setembro . A reitora é cotada como um dos nomes viáveis para disputar à Câmara Federal em 2014.
Rebello conversou com Miranda Muniz, presidente estadual da sigla no Estado. Na ocasião teria dito que o nome da reitora pode ser viabilizado, pois Maria Lucia Cavalli Neder é articulada e forte.
Apesar de enfrentar inúmeros desgastes em sua gestão ao bater de frente com a classe estudantil, Maria Lucia foi reeleita com mais de 50% dos votos e a UFMT possui inserção em todo o Estado, logo, sua representatividade não pode ser subjugada. Com isto, a reitora reflete a expectativa do PCdoB em elegê-la à deputada federal.
Aislan Galvão, presidente do diretório municipal, chegou a afirmar que a filiação não era condicionante a candidatura, porém, seria um quadro forte na sociedade e que a avaliação do partido era de que possui todos os aparatos para disputar como deputada federal, já que como reitora possui projeção nacional e relação com o Ministério da Educação e com reitores de todo o país.
Com o aval de Rebello, que pode atuar favorável ao lançamento da candidatura de Maria Lucia, o PCdoB já vislumbra a possibilidade de conquistar uma cadeira na Câmara Federal.