PUBLICIDADE

Ex-prefeito no Nortão é condenado por improbidade

PUBLICIDADE

O juiz da Vara Única da Comarca de Terra Nova do Norte, Alexandre Sócrates Mendes, condenou o ex-prefeito do município, Manoel Rodrigues de Freitas Neto, por improbidade administrativa. Na ação civil pública interposta pelo Ministério consta que durante sua administração, o gestor utilizou slogan e símbolo próprios e estampou a marca nas fachadas dos prédios públicos, uniformes escolares, calçadas e papéis timbrados, ferindo o princípio da impessoalidade na administração pública.

O ex-prefeito foi condenado ao ressarcimento integral dos danos causados ao erário com a construção e colocação de totens, pintura dos prédios e demais atos que tiveram a promoção pessoal como finalidade. Ele também teve os direitos políticos suspensos por três anos e está proibido de contratar com o Poder Público, receber benefícios ou incentivos fiscais e creditícios, pelo prazo de três anos.

De acordo com a sentença, um dos fatores que mais chamou a atenção foi a colocação de totens de concreto com o símbolo pessoal do ex-gestor em grande parte das obras e prédios públicos, “com a intenção de reforçar na população a ideia de que aquelas obras foram feitas por determinada pessoa”.

Para o juiz, não restam dúvidas de que os atos praticados pelo ex-prefeito ferem o princípio da impessoalidade, expresso na Constituição Federal. A partir desse princípio, as realizações administrativas e governamentais não pertencem ao funcionário ou autoridade, mas à entidade pública representada por ele.

“Assim, para cumprir o mandamento constitucional é necessária a utilização, apenas e tão somente, dos símbolos oficiais do município (brasão, bandeira e hino) imprescindíveis para manter o princípio da impessoalidade, determinado pela Constituição que, em seu artigo 37, impede que os bens públicos e as realizações administrativas se confundam com seus gestores, com as empresas privadas e com os partidos políticos”, afirma o juiz na sentença.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE