Representantes dos municípios que aderiram ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) do Tribunal de Contas de Mato Grosso foram capacitados para utilizarem o software de Gestão de Planejamento Estratégico (GPE). O curso foi ministrado pela Assessoria de Planejamento Estratégico, no laboratório de informática da Escola Superior de Contas.
Segundo o assessor Especial de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional, Floriano Crzybowski, "o uso do software vai auxiliar a gestão quanto ao cumprimento das metas, uma vez que verificar manualmente todos os dados de um município seria inviável". Além do treinamento presencial, o TCE oferece um Manual do GPE. A instituição ainda disponibiliza o software do GPE a todas as unidades gestoras fiscalizadas e acompanha o desenvolvimento e implantação do planejamento estratégico de longo prazo na administração pública.
A assessora de Planejamento, Odelvais Oster Ritter explicou que o treinamento teve como base a própria experiência do TCE que desde 2006 utiliza a ferramenta. Nesse sentido, o secretário-chefe de Gabinete da Prefeitura de Barra do Garças, Agenor Bezerra Maia contou que "após realinharmos o documento, o software vai contribuir para que o que foi definido se cumpra".
Além de todo o suporte técnico para a elaboração dos Planejamentos Estratégicos (PE), as instituições receberam o "software" de Gestão do PE, o GPE, que já é utilizado pelo TCE-MT desde 2006, quando iniciou o primeiro ciclo do Planejamento Estratégico de Longo Prazo da instituição. O GPE recebeu reconhecimento internacional com a certificação ISO 9001. A adoção da cultura de planejamento fez da organização um "case" de sucesso, com o TCE sendo reconhecido como modelo e referência nacional em controle externo. Os PE dos órgãos que aderiram ao PDI foram elaborados para utilização do método gerencial chamado PDCA que consiste em quatro fases: o planejamento, a execução, a verificação e a ação.
O PDI do TCE foi criado em fevereiro de 2012, o PDI teve a adesão de 20 Prefeituras, Secretarias de Estado e a Defensoria Pública que receberam técnicas de boas práticas de gestão a partir da implantação do Planejamento Estratégico.
Os oito primeiros municípios (Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop, Sorriso, Cáceres e Tangará da Serra) iniciaram a elaboração dos documentos a partir da assinatura do termo de adesão ao PDI no dia 25 de junho de 2012. Devido ao período eleitoral no final de 2012, os municípios tiveram que realinhar as metas, incluindo as demandas de cada gestor eleito. Já em 2013, as ações do TCE-MT foram voltadas aos outros doze municípios que aderiram às atividades do PDI, sendo: Alta Floresta; Guarantã do Norte; Primavera do Leste; Campo Verde; Campo Novo do Parecis; Barra do Bugres; Lucas do Rio Verde; Nova Mutum; Juína; Juara; Pontes e Lacerda e Poconé.
Os municípios que aderiram ao PDI do TCE receberam aulas pelo Ensino à Distância, reuniões de trabalho e duas oficinas presenciais: uma sobre a criação e o funcionamento das Ouvidorias, do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e do Portal Transparência; outra oficina voltada aos conselhos de Políticas Públicas, cujo objetivo foi promover diálogo com a sociedade local e levar demandas sociais ao Planejamento Estratégico. O TCE ainda oferece software e aporte técnico para todos os órgãos públicos de Mato Grosso instituírem o SIC e o Portal Transparência, dando cumprimento à Lei de Acesso à Informação.