A prefeita de Nova Bandeirantes (no Nortão) Solange Kreidloro (PSD) foi escolhida, hoje, em Brasília, para discursar em nome de prefeitos brasileiros na solenidade de lançamento da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento -PAC 2-, com a presidente Dilma Rousseff. Ela disse que o trabalho da Central de Projetos da AMM, que é a maior do Brasil, ajudou que as 51 cidades de Mato Grosso elaborassem os projetos para ter acesso ao PAC 2, que destinará recursos para as áreas de pavimentação urbana e saneamento.
"É um programa do Governo Federal que ampara os municípios. O PAC 2 é importante principalmente para as cidades com até 50 mil habitantes, pois destina melhorias na pavimentação e saneamento, levando qualidade de vida e saúde à população. Os projetos são de qualidade, por isso a importância da Central de Projetos, que proporcionou que municípios com até 15 mil habitantes pudessem ser contemplados. Destaque também para o deputado José Riva, municipalista, que foi o idealizador desse modelo de organização das prefeituras", afirmou a prefeita.
A prefeita também disse, em seu discurso, que o Governo Federal deve se atentar para a qualificação dos servidores municipais, e elogiou o programa "Mais Médicos", que tem contemplado o interior do país que não tinha acesso aos profissionais de saúde. "Nova Bandeirantes receberá R$ 2 milhões de investimentos em pavimentação e galerias pluviais", explicou.
As propostas selecionadas beneficiam 1.198 mil municípios, com investimentos de R$ 13,5 bilhões. Ao todo, 310 projetos foram selecionados. Os recursos serão para pavimentação de 7,5 mil quilômetros de vias e recapeamento e implantação de ciclovias, além de 15 mil quilômetros de calçadas, sinalização, guias rebaixadas para acessibilidade e faixas de pedestres. Na área de saneamento, os recursos serão para obras de sistemas de drenagem de águas pluviais, redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário.