O deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) empenhou junto ao Ministério da Saúde recursos destinados ao Mato Grosso no valor total de R$ 3.5 milhões em emendas para 20 municípios que necessitam de investimentos na área. O objetivo é fomentar a assistência básica de atendimento, proporcionando a aquisição de novos equipamentos ou a construção de academia da saúde. "O que nós queremos é melhorar as condições básicas de atendimento a saúde, proporcionando uma melhora na qualidade dos serviços. É necessário fornecer aos pacientes um atendimento mais humanizado, o que não muitas vezes não é possível devido à precariedade", explica Leitão.
Com uma preocupação constante voltada para essa área, o deputado tem trabalhado intensamente para liberar recursos que desenvolvam ações contínuas de melhoria nas condições de trabalho dos profissionais, o que consequentemente, evolui o atendimento aos pacientes.
Neste ano, Nilson Leitão liberou junto ao Ministério da Saúde, emenda de sua autoria na Lei Orçamentária Anual de 2013, para o Hospital Santo Antônio em Sinop. No final de 2011, o deputado conseguiu a liberação do hospital para atendimento pelo Sistema Único de Saúde – SUS, que é especializado em tratamento de câncer. O objetivo é transforma-lo em um centro de referência no tratamento contra a doença
Além da liberação ao SUS, Leitão conseguiu junto ao Ministério da Saúde autorização para credenciar a União de Assistência de Alta Complexidade em oncologia (UNACOM), o que possibilitou o atendimento de oncologia no hospital. Leitão também destinou recursos que garantiu a aquisição de equipamentos de radioterapia e braquioterapia, além de viabilizar a construção da área para instalação dos aparelhos.