PUBLICIDADE

Deputado aponta planejamento para superar entraves logísticos

PUBLICIDADE

A falta de planejamento é a principal causa da situação vivida hoje em Mato Grosso e no país, onde o grande potencial de produção – e os benefícios sociais decorrentes – não se realizam por causa dos gargalos da logística. A tese foi defendida pelo deputado José Riva (PSD) ao convidar os parlamentares e a sociedade em geral para o seminário "Cenários Estratégicos de Mato Grosso", que acontece na próxima segunda-feira (21) na capital.

"O Brasil valoriza muito pouco o planejamento, as coisas são feitas na base do imediatismo e hoje o Estado paga um alto preço pela imprevidência dos gestores do passado que não tiveram a capacidade de pensar o Mato Grosso de hoje. Temos que fazer isso agora, estimulando o debate com a sociedade e apresentando alternativas viáveis para a reprogramação estratégica do desenvolvimento de Mato Grosso", disse Riva.

Entre os palestrantes convidados estão o diplomata João Carlos Parkinson de Castro, coordenador-geral de Assuntos Econômicos para a América do Sul do ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), o Conselheiro Comercial da Embaixada da China no Brasil, Wang Qingyuan e o técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea), Carlos Wagner de Albuquerque Oliveira.

Ao justificar a realização do seminário, o deputado Riva disse que Mato Grosso não pode mais conviver com barreiras que podem ser superadas a partir de uma ampla discussão com a comunidade, onde serão apresentados todos os cenários logísticos, técnicos e comerciais, gerando diagnósticos confiáveis e ações concretas embasadas no planejamento estratégico.

"Estamos trazendo profissionais de alta qualidade para ajudar a repensar Mato Grosso neste debate franco envolvendo toda a sociedade organizada. Temos que melhorar a logística e superar os entraves da economia regional, para viabilizar os benefícios sociais que todos esperam", explicou o deputado.

Responsável pela palestra sobre os cenários logísticos na economia de Mato Grosso, o deputado Riva citou algumas iniciativas já em andamento como o projeto de sua autoria que pretende viabilizar a ligação ferroviária entre Mato Grosso e o Pará, integrando e viabilizando uma grande região produtiva a partir do Vale do Araguaia.

"Esta ferrovia, que em breve pode ser incluída no Plano Nacional de Viação Ferroviária, é uma alternativa concreta para viabilizar o escoamento e aumentar a competitividade da produção agrícola e mineral dos dois estados. Além disso, encurtará em 10 mil km o trajeto da safra pela via marítima, além de desafogar os portos do sul do país e evitar o entupimento das rodovias com milhares de caminhões", exemplificou.

O deputado ressaltou ainda que a ferrovia pode ser feita sem recursos públicos. Investidores americanos, chineses, russos, coreanos e alemães, já manifestaram interesse no projeto, além de fundos americanos que tem US$ 75 bilhões para investir em oito obras, entre elas a ferrovia MT/PA.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE