O deputado federal Júlio Campos (DEM), único dos onze constituintes de Mato Grosso que ainda continua no exercício político, recebeu, esta manhã, homenagem acompanhada de uma Medalha Assembleia Nacional Constituinte de prata. A honraria se deve por sua atuação e contribuição nos trabalhos da Constituinte que elaborou a Constituição Federal de 1988.
Alguns dos constituintes de Mato Grosso que participaram dos trabalhos da elaboração da Constituição já faleceram e os outros não estão mais em atividade política. De acordo com o parlamentar, ele relata especialmente sua satisfação pelo capítulo 225. "Fico muito feliz em ter contribuído com a elaboração do capítulo VI, da Constituição Federal, que representa verdadeira revolução na política ambiental do Brasil".
Segundo o parlamentar, pela primeira vez na história política, a Carta Magna tratou do assunto em um capítulo específico. "Tratamos na elaboração do artigo 225 o ambiente como um bem público, um direito fundamental do cidadão. E destacamos como obrigação do Estado e da sociedade promover um meio ambiente ecologicamente equilibrado, para o bem comum para assegurar às futuras gerações, o que já se ensejava, o desenvolvimento com sustentabilidade. Enfim, nós constituintes ao elaborar, este capítulo, tivemos como premissa que a segurança ao meio ambiente se traduz em proteção da própria espécie humana".
A cerimônia aconteceu no Plenário da Câmara dos Deputados, com a presença da presidente da República Dilma Rousseff, do presidente do Senado, Renan Calheiros, e do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. Oportunidade em que vários parlamentares constituintes receberam homenagem.