O diretor independente do Procon (órgão de defesa do consumidor) Sinop, advogado Cristiano Peixoto, não diverge da indicação feita pelo vereador Hedvaldo Costa (PSB) para que o órgão apresente, mensalmente, uma lista das dez empresas com maior número de reclamações. “É um ato legítimo, que agrega, mas depende da decisão do prefeito”, avalia Cristiano. O diretor aponta que o consumidor pode acessar o site do Ministério da Justiça onde há cadastro com informações e um link do Serviço de Proteção ao Consumidor Nacional, com relação de empresas devedoras em todo país. Porém, não descarta a possibilidade de fornecer os dados ao consumidor.
Na sessão da câmara, o vereador Hedvaldo Costa (PSB) teve sua indicação aprovada, defendendo que seja encaminhada ao Poder Legislativo, relação mensal das dez empresas com maior número de reclamações feitas por consumidores contra empresas em vários setores. Como é no caráter de indicação e não ter força de lei.
O presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Afonso Teschima Junior, acha que o envio de informações das empresas que tiverem mais queixas vai auxiliá-las a reduzir suas pendências.
(Atualizada às 17:31 em 18/10)