PUBLICIDADE

Lucas terá amanhã seminário para tratar das obras da ferrovia

PUBLICIDADE

O seminário que vai tratar da implantação e expansão da malha ferroviária em Mato Grosso será amanhã, em Lucas do Rio Verde, a partir das 14h, na prefeitura. É promovido pela Câmara dos Deputados e vão ser abordados especialmente os empreendimentos, obras, impactos ambientais do trechos da Ferrovia Centro-Oeste (Fico) ligando Uruçu-GO a Água Boa e Lucas do Rio Verde (onde deve ser construído terminal de cargas). Engenheiros da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) devem participar dos debates com lideranças políticas e de entidades do setor produtivo.

A nova expectativa é iniciar no segundo semestre de 2014. O projeto da ferrovia prevê extensão aproximada de 1,065 km, de Goiás, passando por Mato Grosso e chegando em Porto Velho (Rondônia) com investimentos de R$ 6 bilhões. A ferrovia vai cortar os municípios de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Ubiratã, Paranatinga, Gaúcha do Norte, Água Boa, Canarana, Nova Nazaré e Cocalinho.

A obra deve ficar pronta em 5 anos. A empresa vencedora da licitação explorará a concessão por 30 anos para a operar o transporte de produtos. Quando os trens passarem a escoar os produtos, a redução no frete será de aproximadamente 35%. A FICO vai permitir que os grãos produzidos na região Centro-Oeste saiam em direção aos portos de São Luís (MA), Ilhéus (BA), Pecém (CE) e Suape (PE).

Mês passado, quando inaugurou techo da Ferronorte – entre Alto Taquari e Rondonópolis – a presidente Dilma considerou “estratégica” a ferrovia que vai passar por várias cidades mato-grossenses, considerando o forte potencial produtivo de alimentos e os inúmeros problemas de logística.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE