Os deputados estaduais vão se reunir, daqui a pouco, com uma comissão representativa do Sintep (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso) para discutir as reivindicações da categoria, em greve há mais de 50 dias. A proposta foi apresentada pelo deputado José Riva (PSD).
"Não existe nada mais importante nesse Estado hoje do que resolver a situação dos profissionais da educação. Eu gostaria de convidar todos os deputados a participar desta reunião e logo em seguida iremos juntos ao governador Silval Barbosa nesta busca pelo entendimento. Eu sou um parlamentar que trabalha pela governabilidade, mas entendo que é o momento do governador parar tudo e buscar uma solução para o impasse que prejudica não só a categoria mas milhares de alunos em todo o estado", disse Riva.
A proposta de reunir o colegiado sob a coordenação da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto presidida pelo deputado Alexandre César (PT), foi aprovada pelos deputados presentes e oficializada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Romoaldo Júnior. "Ficam convocados todos os parlamentares para esta reunião com o Sintep. Já houve avanços na proposta do governo graças à intervenção dos deputados, ao trabalho da Comissão de Educação e da liderança do governo, mas ainda não o suficiente para a categoria voltar ao trabalho", disse Romoaldo.
Uma comitiva de trabalhadores da rede estadual de educação lotou as galerias do plenário para acompanhar a tramitação e tentar alterar o projeto de lei a ser encaminhado pelo Executivo, para dobrar o poder de compra dos trabalhadores.
Segundo o presidente do Sintep, Henrique Lopes do Nascimento, o objetivo é alterar o projeto de lei, antecipando para 2013 o início do pagamento do reajuste salarial e não em 2014, como defende o Executivo. O Sintep concordou em formar uma comissão para a reunião de trabalho com os parlamentares amanhã.
A greve está próxima de completar 2 meses.