O Partido Social Democrático (PSD) começou a montar as chapas proporcionais para as eleições do próximo ano. A expectativa da legenda é eleger sete deputados estaduais e dois federais. A pretensão foi revelada pela cúpula da legenda durante encontro regional realizado, ontem à noite, em Sinop, e que contou com a participação de lideranças de 23 municípios da região Norte.
Da região Norte, o principal nome do partido para disputar a Câmara Federal será o suplente de deputado federal Roberto Dorner, segundo o presidente regional do PSD, vice-governador Chico Daltro e o secretário-geral da legenda, deputado estadual José Riva. "O município de Sinop e a região Norte têm todas as condições de eleger, no próximo ano, o Roberto Dorner, que tem trabalho prestado e será um grande o representante de Mato Grosso na Câmara Federal", disse o vice-governador.
Questionado pela imprensa sobre a possibilidade de apoio do prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), a candidatura de Roberto Dorner a deputado federal, o Chico Daltro avaliou positivamente. "É uma conversação local e a consolidação seria interessante para reforçar o nome de Roberto Dorner na cidade", afirmou.
De acordo com Riva, o PSD "aposta todas as suas fichas na eleição de Roberto Dorner para deputado federal", ao justificar que este é uma liderança que aglutina apoio de várias cidades da região Norte do Estado.
Sobre a candidatura a deputado federal, Roberto Dorner garantiu que está à disposição do partido. "Se o PSD quiser que eu seja candidato, vou ser partidário e estou à disposição para o desafio. Na eleição passada, entrei na disputa pouco tempo antes da eleição e conseguimos a suplência na Câmara Federal, agora vamos decidir com antecedência", analisou o peessedista que sediou o evento e destacou a realização do mesmo para debater o partido na região.
Realizado para definir estratégias para as eleições proporcionais do próximo ano e receber novas filiações, o encontro regional em Sinop foi o primeiro de oito que o PSD promove até a próxima semana. A deliberação do diretório estadual é pelo fortalecimento das candidaturas a deputados estaduais e federais até dezembro, e em 2014, será iniciada a discussão sobre a eleição majoritária, ou seja, para governo do Estado e Senado Federal.
"Fundado há dois anos, o PSD participou da sua primeira eleição no ano passado e elegeu o maior número de prefeitos, vices e vereadores, também temos a segunda maior bancada na Assembleia Legislativa e a maior na Câmara Federal. Então, como já temos boa estrutura, agora é o momento de receber novas filiações que podem ser feitas até 4 de outubro e preparar as bases para construir uma chapa proporcional considerável e fortalecer o partido", explicou Chico Daltro.