O Partido Social Democrático (PSD) realizará, na quarta-feira (18), às 19h, em Sinop, o primeiro de oito encontros regionais para discutir as eleições de 2014. O último será em Várzea Grande, no dia 27. Segundo o presidente regional do partido, vice-governador Chico Daltro, o objetivo dos encontros é definir estratégias para as eleições proporcionais, ou seja, para deputado federal e estadual, além de receber novas filiações. "No restante de 2013, o PSD fará o trabalho de organização e preparação das chapas proporcionais, discutindo o perfil e alcance de cada candidatura por região. O momento é de planejamento estratégico", disse, por meio da assessoria.
O PSD debaterá a eleição para o governo do Estado e Senado Federal apenas no próximo ano. "Em 2014, vamos nos concentrar nas conversações e definição de candidaturas majoritárias. O resultado do que o partido vai construir se dará a partir dessas discussões, mas o PSD tem tamanho e força para debater participação nas chapas majoritárias", afirmou Daltro.
De acordo com o secretário-geral do partido, deputado José Riva, o propósito é afinar a base, construir chapa sólida para as oito vagas de deputado federal e 24 de estadual. "O partido estando bem nas eleições proporcionais, naturalmente estará na majoritária, com candidatura própria ou aliando a um partido que tenha forte postulante. O PSD é o partido mais municipalista, pois conta com o maior número de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e presidentes de Câmaras Municipais, por isso é fundamental estar em contato diário com as bases", explicou.
Na avaliação de Riva, os partidos devem fortalecer a chapa proporcional antes de pensar na disputa majoritária. "Se não tiver uma chapa para deputado federal e estadual forte, nenhum partido terá interesse em construir aliança", argumentou.
Após o primeiro encontro em Sinop, o PSD se reúne no dia 20 em Confresa às 9h e em Barra do Garças, às 19h. No sábado (21), a reunião acontece em Rondonópolis às 9h, em Cáceres às 14h e em Tangará da Serra às 19h.
Na outra semana, o partido se reúne na quinta-feira (26), às 19h em Cuiabá e na sexta-feira (27), às 19h, em Várzea Grande. A legenda também deve promover encontros em Alta Floresta e Juína, mas ainda sem data definida.
O PSD conta com o vice-governador, dois deputados federais, cinco deputados estaduais, 39 prefeitos, 15 vices e 276 vereadores.